Propriedade rural – venda e projecto agroindustrial

VendidoA quinta do Pinheiro Manso com uma área de 44 Ha é uma propriedade rural ideal para a instalação de uma agroindustria. Está localizada na Região Oeste de Portugal, a curta distância do Oceano Atlântico em zona que beneficia de um micro-clima favorável à agricultura possuindo terras férteis, água abundante e terreno plano.

Esta propriedade rural reúne todas as condições para desenvolver com sucesso a implementação de uma agroindustria pelo carácter agrícola intenso da actividade que se desenvolve em seu redor.

Por outro lado e tendo em conta a conjuntura favorável ao investimento em Portugal que se vem a pronunciar desde 2014, é possível submeter para esta propriedade rural um projecto agroindustrial que se revista de características inovadoras aos programas de apoios financeiros com fundos da União Europeia cujos capitais a apoiar por projecto podem atingir os 25 milhões de euros e com uma componente a fundo perdido que pode atingir os 50%.

Características da propriedade rural

Características da propriedade rural

Propriedade rural para vendaEsta propriedade rural estende-se ao longo de uma área com cerca de 43,59 ha, confinando com outras propriedades onde predominam as actividades de horticultura, fruticultura e viveiros de enxertos prontos para a viticultura.

A par do potencial para o investimento quer numa agroindustria quer num turismo rural, a quinta gera anualmente um rendimento de 60.000 euros pelo aluguer dos seus terrenos e possuí edificações e infra-estruturas de habitabilidade que se podem classificar como sendo da mais alta qualidade.

Distâncias a partir da propriedade

  • A8 – 3 km;
  • IP6 – 3 km;
  • Lisboa – 70 km;
  • Leiria – 60 km;
  • Santarém – 45 km;
  • Torres Vedras – 30 km;
  • Caldas da Rainha – 10 km;
  • Óbidos – 6 km;
  • Bombarral – 7 km;
  • Golf Praia d’el Rey e Golf Bom Sucesso – 12 km;
  • Extensão do areal das praias do Oeste – entre 10 e 30 km (Nazaré, São Martinho do Porto, Foz do Arelho, Baleal, Peniche).

Recursos hídricos existentes

Dentro da propriedade existem 4 barragens e dois furos de captação de água licenciados pela Direcção Geral do Ambiente, cruciais no abastecimento de água à agroindustria a instalar.

Área de terreno afectas às habitações 15.000 m2

MORADIA PRINCIPAL

R/C e 1º andar. R/C com 1 suite, 2 quartos, 2 wc, jardim de inverno, escritório, sala de estar, sala de jantar, cozinha com lareira, sala com lareira, lavandaria, sauna com duche de apoio. 1º andar com, 1 escritório, 1 quarto, 1 sala de estar, 1 wc com chuveiro, um terraço e zona de arrumos.

CASA APOIO A VISITAS

1 quarto, wc com chuveiro, sala e cozinha conjunta com lareira, dispensa e quarto de arrumos.

GARAGEM

com capacidade para 4 carros e portões automáticos.

GARRAFEIRA

CASA DA CALDEIRA

Com caldeira a gasóleo para o aquecimento central.

COZINHA EXTERIOR

Com alpendre e forno a lenha.

PISCINA COBERTA

Área 15m x 8m.

CASA DAS MÁQUINAS

Alberga as bombas de água para rega e tratamento da piscina.

ÁREA DE POMAR

Com as mais diversas árvores de fruto em produção: laranjas, toranjas, limões, tangerinas, pêssegos, cerejas, maçãs, damascos, nêsperas, alperces, figueiras, nogueiras e pequenos arbustos: framboesas, mirtilos, amoras, maracujás, morangos.

HORTA BIOLÒGICA

Área com 1.100 m2 para produção biológica de todo o tipo de hortícolas.

ZONAS DE JARDIM

2 jardins e bosque com rega automática, de realçar que a maioria das árvores são adultas com cerca de 30 anos.

ESPAÇO DE CRIAÇÃO DE ANIMAIS

Com diversas áreas para instalação e criação de várias espécies de animais: patos, coelhos, galinhas, frangos, porcos, etc.

ARMAZÉM E OFICINA

Faz o apoio para arrumações e algumas reparações do equipamento agrícola.

*Adjacente a esta área também totalmente vedado com jardim próprio e portão automático, encontra-se numa quota inferior, uma terceira moradia, restaurada em 2012, composta por:

Sala e cozinha com balcão americano, Dispensa, Lavandaria e wc de apoio social, churrasqueira coberta, 1 suite, 3 quartos, 1 casa de banho com chuveiro, 1 escritório, 1 sala com lareira, 1 quarto de arrumos.

Área de construção 6.720 m2

Compreendendo 3 casas de habitação, garagem, piscina, armazéns, anexos, parque, casa das bombas, posto de transformação eléctrico (c/ transformador 100 Kv), pomar, mini-bosque, etc.

Área com implantação das construções 1.454 m2

Concentradas no centro da Quinta. Este núcleo com as 3 moradias está delimitado por um muro de vedação que o separa das antigas instalações de apoio à actividade agropecuária, que se encontram desactivadas.

Área impermeabilizada 5.266 m2

Posto de Transformação de Energia Eléctrico e Produção de Água Própria tem elevado potencial para acolher um projecto no sector agro-alimentar, possui todo o enquadramento local de produção horto-frutícola que abrange os concelhos de Bombarral e Óbidos e 4 freguesias: Pó, Roliça, Olho Marinho e Amoreira.

Área agrícola 40 ha

Com excelentes condições para o cumprimento de um conjunto de exigências determinadas pela PAC (Politica Agrícola Comum) ao nível de: Ambiente, Biodiversidade, Energia, Água, Resíduos, Toxicidade, etc., que são determinantes para os Requisitos Legais de Gestão (RLG), garantindo à exploração as respectivas compensações Anuais.

Projecto agroindustrial e apoios financeiros

Projecto agroindustrial

Equipamento inovador a instalar na agroindustria

Esta propriedade rural reúne todas as condições para receber um investimento agroindustrial.

Já existe um estudo preliminar geral sobre o negócio agro-industrial a instalar que melhor se adapta à quinta tendo em conta as produções agrícolas quer circundantes quer regionais.

De acordo com as prioridades traçadas pelos programas de financiamento Europeus e estatais, factores como inovação tecnológica e qualidade alimentar são privilegiados, é justamente assente neste tipo de factores que o conceito da agroindustria a instalar assenta dos quais se destacam:

  • a quase eliminação de agentes químicos adicionados aos produtos no processo de transformação da agroindustria;
  • Optimização da conservação das propriedades organolepticas originais dos alimentos;
  • Redução considerável dos tempos de produção industriais com todas as consequências no preço final do produto acabado que é em média muito baixo em relação ao mercado.

O desenvolvimento do conceito desta agroindustria nesta propriedade rural encontra-se neste documento para download. download-pdf

Pode também ser considerado para esta propriedade rural o investimento no sector turístico e da mesma forma que na agroindustria, vir a beneficiar de apoios financeiros comunitários. Esta opção justifica-se pela a associação com outros usos, compatíveis e complementares com a actividade agrícola, tirando partido de uma região que oferece paisagens singulares e um património cultural único. Os apoios comunitários enquadram-se no “Plano de Acção para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal 2014-2020”.

De salientar que o tipo de agroindustria que se preconiza para instalação pode ser replicado noutras localidades e nacionalidades tais como Angola que se considera como tendo grande potencial.

A Região Oeste

A Região Oeste

É constituída pelos 12 concelhos:

  • Alcobaça
  • Alenquer
  • Arruda dos Vinhos
  • Bombarral
  • Cadaval
  • Caldas da Rainha
  • Lourinhã
  • Nazaré
  • Óbidos
  • Peniche
  • Sobral de Monte Agraço
  • Torres Vedras

Com temperaturas amenas e praias de areia branca que proporcionam a oportunidade de escolher entre o campo e o sossego de viver perto do mar.

As suas primaveras e a abundante vegetação tem preservado toda a sua natureza. Os mosteiros, os conventos, os castelos, as igrejas e os museus são a prova viva da sua preciosa herança histórica e artística de valor reconhecido universalmente.

Como uma das regiões mais desenvolvidas do país, atravessada por uma importante rede rodoviária e a curta distância de qualquer ponto do país, a Região Oeste alberga tesouros famosos da arte tradicional, como a cerâmica, porcelana, os cristais e a sua gastronomia sendo extremamente influenciada pelo mar e contra balanceada por vinhos e por doces de fazer crescer água na boca.

Nas aldeias ou nos centros históricos das cidades, a simpatia das pessoas é outra das vantagens a acrescentar à vasta lista de qualidades desta região.

Mapa do Oeste