Projeto de resort na Bahia com frente de mar

Enquadramento

Projeto de resort na Bahia

Projeto de resort na BahiaO projeto de resort na Bahia pertence à Luso-Brasil SGPS SA, uma (Holding) Portuguesa constituída no ano de 1999 com investimentos no Brasil. Esta SGPS detêm a empresa brasileira Luso-Brasil Empreendimentos, Lda. (Holding) cujo seu único ativo é a propriedade Fazenda Ondina.

A propriedade Fazenda Ondina está localizada na margem esquerda da rodovia BA-001, trecho Belmonte/Santa Cruz Cabrália, Km 03, município de Belmonte, Bahia e está representada pelas seguintes coordenadas UTM: N8.242.250 / N8242.550 e E511.750 / E512.050, Datum SAD-69. Esta propriedade encontra-se na zona turística da Costa do Descobrimento.

Pelo fato de se encontrar em zona de expansão urbana, de acordo com o PDDU de Belmonte e também com as normas da APA – Área de Proteção Ambiental), a Luso-Brasil SGPS, SA deu início em 2005 ao delineamento de um Masterplan para implantação de um projeto de resort denominado Portal do Descobrimento.

Foram exigidos para o projeto de resort, estudos ambientais, EIA-RIMA – Estudo de impacte ambiental, pelos diversos organismos e todas as exigências foram entregues e cumpridas. Em 2007 com a alteração do governo político da Bahia o projeto sofre uma longa pausa até à tomada de posse e alterações administrativas dos vários organismos e é sujeito a nova análise do atual governo.

Após essa análise e em 2009, foi solicitado um reajustamento do Masterplan ao projeto de resort inicial para que fosse possível solicitar a Licença de Localização, pelo que maiores investimentos teriam de ser realizados. Dado a situação económica na Europa, a empresa Luso-Brasil decidiu não avançar com mais alterações e parou todas as iniciativas de aprovação daquele Masterplan.

Região envolvente

Porto Seguro BahiaNesta região envolvente ao local do projeto de resort, encontram-se três Parques Nacionais – o do Descobrimento, o do Monte Pascoal e o do Pau Brasil – além de áreas de protecção ambiental, reservas indígenas e praias e rios de águas limpas.

As Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento possuem 112.000 hectares da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica nacional.

As florestas tropicais da costa atlântica do Brasil são as mais ricas do mundo em termos de biodiversidade.

Mata AtlânticaAs Reservas da Mata Atlântica da Costa do Descobrimento compreendem uma série de patrimónios culturais, que representam exemplos extraordinários da primeira ocupação europeia do Novo Mundo e que são testemunhos únicos deste período da história moderna.

Dado o carácter histórico e cultural desta região, a escolha do nome atribuído ao projeto de resort – Portal do Descobrimento – visou desde o início uma homenagem a este lugar devido ao seu excepcional valor.

Abre e grava o documento PDF sobre o Projeto de resort na Bahia.

Foi pensado no sentido de criar o 1º Eco resort temático da Costa do Descobrimento, consagrando o seu valor de Património Natural Mundial e ponto de descoberta do Brasil.

Pontos fortes do Investimento

Costa do descobrimento

  • Todos os estudos ambientais estão concluídos desde 2007;
  • O projeto tem um grande potencial futuro pois é um modelo de desenvolvimento sustentado;
  • A Costa dos Descobrimentos é um destino com marca, história, cultura e tradição;
  • Qualidade competitiva – luz e clima, 26º graus de temperatura média anual;
  • Boas e diversas acessibilidades à propriedade;
  • Aeroporto internacional de Porto Seguro a 66 km;
  • Aerodromo em Belmonte desactivado para pequenas aeronaves;
  • Golfe, centro hípico e pesca como âncoras do empreendimento;
  • Três campos de golfe já instalados num raio de 50 a 100 km;
  • Campo de pólo a 100 Km;
  • Grandes rios e estuários para Pesca, passeios de contemplação e exploração da natureza local;
  • “Banco Royal Charllote” a 40 milhas náuticas – é considerado um dos maiores bancos piscatórios do peixe Blue Marlim e outras espécies de grande porte;
  • Vegetação mata atlântica bem preservada e defendida;
  • Grandes fazendas de cacau, fruta e café nas margens do rio Jequitinhonha abertas a visitas;
  • 3 parques de reserva natural
  • Local com uma vasta variedade e diversidade de atrativos turísticos e riqueza cultural;
  • Hospitalidade da população local;
  • Imensa variedade e qualidade na gastronomia;
  • Fonte plena de mão-de-obra em Belmonte (3 Km do empreendimento) com escolas para formação aos futuros colaboradores do empreendimento através de protocolos com apoios e Incentivos do Governo do Estado, da Prefeitura e do Ministério do Turismo;
  • É um empreendimento que irá diversificar e trazer impacto social na cidade de Belmonte trazendo novas oportunidades de negócio.

Valores de referência para venda

O imóvel Fazenda Ondina objeto do projeto de resort tem 243 hectares, 1.600 metros lineares de frente de praia, fica a 3 km de Belmonte (cidade mais próxima) e a 66 km do aeroporto internacional de Porto Seguro. O imóvel tem um valor de avaliação entre os $US 10.000 e os $US 20.000 por metro linear de praia. Atualmente o valor de negociação pedido está muito abaixo desta avaliação.

Em 2008 a ADIT Nordeste solicitou a duas Empresas Multinacionais com sede em São Paulo (HVS – Consulting & Evaluation e Newmark Knight Frank) que realizassem uma avaliação da costa litoral do Nordeste do Brasil, que resultou no estudo que se anexa. Nesse estudo foram atribuídos intervalos de valores, por metro linear de praia, de acordo com as zonas turísticas avaliadas. Este é apenas um valor padrão que serve de referência e que caracteriza a zona turística da Costa do Descobrimento onde a Fazenda Ondina se encontra inserida.

O valor de venda atual são 8 milhões de dólares, ou sejam: $US 5.000 por metro linear de praia. (OBS: Este valor representa 50% do valor mais baixo da avaliação.)

A venda deste projeto de resort engloba:

  • A venda da empresa holding Portuguesa;
  • A venda da empresa holding brasileira e a propriedade com todas as infraestruturas existentes e estudos ambientais concluídos.

A propriedade está excelentemente bem localizada como se pode verificar no video, confina com BA-001 numa frente de 1.750 metros totalmente murados, confina com o oceano Atlântico numa frente de 1.600 metros lineares de praia, existem 3 campos de Golfe e 1 de Pólo na região, Porto Seguro tem cerca de 50.000 camas turísticas.

Praia de Guaiú - Santo AndréEsta é a região que tem as praias mais próximas de Brasília, Anápolis, Goiânia e Cuiabá, também está muito próximo de Belo Horizonte, são cidades sem praia e com mais de 8.000.000 de habitantes que serão o público alvo para este empreendimento, através de um marketing forte e bem planeado.

Os analistas e especialistas internacionais consideram que a Bahia vai ser a Flórida do Brasil-Mercosul! Tem 1.135 km de costa marítima Atlântica com excelentes praias, temperaturas amenas durante todo o ano (média Anual= 23 graus), grandes rios e lagos muita mata Atlântica reservada,grandes reservas naturais e um povo acolhedor e fantástico.

Público Alvo

Nas cidades que se referencia, há muitos milhares de compradores para adquirir um espaço em belos locais junto ao mar onde apareçam projetos inteligentes, bem estruturados, com boa integração ambiental, propostas de sustentabilidade sérias na construção bioclimática, nas energias alternativas, na regulação das águas, nos resíduos , na manutenção e preservação das áreas ambientais e da biodiversidade, etc.

A aprovação de um projeto com estas características não será difícil, já que os estudos ambientais estão realizados desde 2007.

Não existem quaisquer tipos de ónus ou encargos sobre a propriedade ou sobre as holdings estando as ações (títulos) da Luso-Brasil SGPS ao portador.

 Este projeto de resort procura parceiro para colocar capital ou comprador para a propriedade.